TONHO COSTA -

COMPOSITOR, ARRANJADOR, INTÉRPRETE E PALHAÇO

Aos quinze anos aprendeu seus primeiros acordes com o professor Alceni Lima; estudou violão e harmonia com Nilson Takeda e Vagner Nogueira; com Luciano Silva estudou improviso, percepção e arranjo. Desde então, segue observando, escutando, prestando atenção pra continuar aprendendo.

 

No inicio de 2018 compõe as primeiras canções para o projeto "As Meninas da Rua de Cima".

Em 2016, se torna o palhaço Zanzibão, integrante do elenco do respeitado grupo Plantão Sorriso, que há mais de 20 anos visita hospitais de Londrina e região. Sua parceria com o Grupo existe desde 2004, quando criou a trilha sonora do espetáculo “Cada Palhaço no Seu Lugar”. A partir daí seguiu ministrando oficinas, treinamentos e hoje, além de palhaço, é diretor musical das atividades de hospital e dos espetáculos “Balanço mas não Cai” e “Bailinho do Plantão”.

 

Pesquisador e cantor da série “Outros Temas”, ao lado da cantora Meire Rodrigues, realizou mais de 30 shows com os mais diferentes temas. (2014 a 2017);

 

Em 2011, grava o CD Universo Quintal, produzido e arranjado em parceria com Luciano Silva. As 12 composições do álbum trazem a atmosfera de seu quintal, a musica e as historias que alimentaram sua criação. O disco contou com a ilustre presença do baterista Téo Lima em todas as faixas. As musicas e o show Universo Quintal foram apresentas em diversas cidades do Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

 

Compôs trilhas sonoras para diversos espetáculos teatrais, destacamos: “ O Filho do Rei” para Antropofolia Trupe Artística. “Drácula” de Bram Stoker, para o Circo de Palhaços do Picolino; “Ela” da atriz Ana Oliveira; “Qual a Graça de Laurinda” para o Grupo Triolé Cultural; “Aurora da Minha Vida” para a Escola Municipal de Teatro de Londrina; 

 

De 2001 a 2006 foi vocalista e arranjador da Banda Set Satélite, em Londrina, realizando mais de 300 apresentações em palcos do Paraná, de São Paulo e de Santa Catarina.